Descubra como montar uma estratégia financeira para o crescimento da sua empresa

Saber como montar uma estratégia financeira em sua empresa é fundamental que ela prospere e cresça. Por isso, planejar as ações, apostar em inovação e analisar as possibilidades de crescimento são itens fundamentais para uma boa estratégia financeira em sua empresa.

Fazer a gestão de uma empresa é estar atento às mudanças e estabelecer metas de crescimento. Nada se constrói baseado em sorte. No mundo corporativo, cresce quem corre atrás das oportunidades.

Veja nesse post como montar uma estratégia financeira e como sua empresa pode se beneficiar disso:

Crie metas específicas

Para montar uma boa estratégia financeira, você precisa criar metas. Sua empresa precisa saber aonde quer chegar. As metas servem justamente como um rumo a ser seguido. Veja os exemplos:

  • Eu quero que minha empresa fature o dobro em um ano;
  • Eu quero expandir minha empresa em três anos;
  • Eu quero montar uma filial daqui a 5 anos.

Sem ter as metas pré-estabelecidas, sua estratégia financeira pode simplesmente pegar outros rumos. E isso não é nada bom para sua empresa. Por isso, é preciso estabelecer metas a curto e longo prazo em sua empresa. Assim, toda a sua estratégia financeira estará focada nisso, ou seja, a meta é o que norteia o crescimento.

Planeje a estratégia financeira e defina as projeções

Um bom planejamento é tudo em uma empresa. Se você já definiu suas metas e aspirações para o futuro, é hora de planejar como será a estratégia financeira para chegar onde você deseja. A estratégica financeira é definida por ano. Nesse caso, é preciso fazer uma boa projeção que considere tudo que envolve a vida financeira da empresa durante esse período.

Esse planejamento deve ser ajustado considerando toda a cadeia produtiva, custos, despesas, projeções de lucros, investimentos, impostos, etc. Ao final desse planejamento, sua empresa terá uma projeção das suas finanças.

Definir as projeções de tudo que envolve a vida financeira é fundamental para que a empresa trilhe o caminho da prosperidade e do crescimento.

Faça adaptações pontuais

Nem tudo vai caminhar como a gente definiu em nossa estratégia. Por mais que nossa estratégia seja bem elaborada, pode acontecer algum imprevisto ou necessite de algum ajuste nesse percurso.

Desse modo, faça inspeções e adaptações em sua estratégia financeira. Se perceber alguma falha, faça o ajuste necessário para que não perca seu planejamento de foco.

Envolva sua equipe

Pouco vai adiantar definir a estratégia financeira com seus diretores se você não conseguir envolver toda sua equipe nessa tarefa. Quem trabalha para você precisa entender que faz parte da empresa e que suas atitudes podem fazer a diferença.

Vamos colocar, como exemplo, a meta de expansão da empresa. Se sua estratégia financeira envolve a diminuição de custos e despesas, explicar o real motivo dos cortes e ajustes ajudará a envolver sua equipe nisso.

Afinal, uma expansão da empresa pode oferecer novas oportunidades de crescimento também para seus colaboradores. Além de abraçar a causa da empresa, ele estará motivado com a possibilidade de crescimento pessoal.

Otimize a gestão da sua empresa

Uma gestão eficiente em todos os setores certamente fará a diferença na sua estratégia financeira. Se você não possui estatísticas e controle dos diversos departamentos e ações da sua empresa, possivelmente não vai conseguir traçar uma estratégia financeira eficiente.

Desse modo, invista na automação da sua empresa. Os softwares de automação empresarial vão facilitar o armazenamento das informações e integrar todos os processos que envolvem a empresa. Assim, você terá informações confiáveis que ajudarão na tomada de decisão e no estabelecimento da sua estratégia financeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *